top of page

06 Tipos de Robôs Industriais

Atualizado: 11 de mai. de 2023

Um robô industrial pode ser categorizado levando em conta a sua anatomia e estrutura e funcionalidades.

tipos de robos industriais

Tipos de Robôs Industriais


No mercado existem o total de 6 tipos de Robôs Industriais:

  • Cartesiano

  • SCARA

  • Polar

  • Delta

  • Articulados

  • Cilíndricos

Essa classificação leva em conta a sua estrutura e funcionalidades.


No entanto, existem ainda outros tipos de robôs, caso seja levado em conta as aplicações adicionais de configurações deles.


Ou seja, são robôs diferentes, já que suas configurações de articulações podem ser mudadas ou até adicionadas.


Assim, nesses casos, os robôs podem ser também categorizados com base nas articulações dos braços, os chamados eixos.


A seguir vamos comentar sobre cada um dos tipos de robôs industriais que existem. Veja só:


Robô Cartesiano


Com anatomia retangular, é um tipo de robô industrial muito usado para soldagem. Sua programação e configuração são consideradas simples de usar, sendo uma escolha excelente para o segmento industrial.


Além disso, como a sua configuração é bastante flexível, se torna um robô versátil, uma vez que desempenha diversas tarefas industriais, tais como: selecionar itens, montar, colocar, carregar e descarregar materiais.


Aliás, esse tipo de robô pode também receber o nome de robô pórtico


Robô SCARA


Muito semelhante ao robô do tipo cartesiano, é também usado bastante para a soldagem. É também um robô considerado paralelo e, por isso, tão parecido com o modelo cartesiano.


Além disso, é um robô que consegue estender e encolher o braço, sendo fácil de programar e boa repetibilidade.


Ou seja, é também ideal para o uso industrial. Aliás, dentre as funções que consegue realizar, destacamos: montagem e aplicação de peças.


Robôs Polar


Esse tipo de robô pode também ser conhecido por robô esférico. A sua configuração permite que o braço seja conectado à base do robô por uma junta de torção junto de duas juntas rotativas e outra linear.


Dessa forma, os eixos formam um sistema de coordenadas polares.


Robôs Delta


Esse robô é conhecido por “robô aranha”, sendo muito usado nas indústrias farmacêutica, alimentícia e eletrônica.


Ele é capaz de operar em grande velocidade, graças aos seus braços e é excelente para transferir e coletar materiais devido a sua alta precisão de movimentos.


Robô Articulado


Os robôs articulados são amplamente usados na indústria e contam com braço robótico ligado a uma base, permitindo o movimento de giro.


Além disso, alcança altas velocidades e se alinha facilmente a coordenadas, sendo flexível para atuar em pequenos espaços.


Dentro do grupo de robôs articulados, a maioria deles apresenta seis eixos, os chamados graus de liberdade.


Aliás, é uma grande vantagem, já que são mais flexíveis para realizarem uma variedade de tarefas, em relação aos robôs de menos eixos.


E você sabe onde fica localizado cada eixo? Vamos te contar sobre isso agora:


[sugestão imagem: robô do tipo Articulado e, se possível, dos eixos. Colocar em cada texto que fala dos eixos uma imagem de robô que tenha eixo 1, eixo 2 etc.]


Eixo 1

O eixo 1 fica na base do robô, permitindo que ele gire da esquerda para direita, conferindo uma movimentação mais extensa em uma maior área de trabalho. Além disso, é possível que o robô gire até 180 graus a partir do ponto central.


Eixo 2

Esse eixo é muito importante, pois possibilita que o braço inferior do robô vá para frente e para trás. É o eixo que impulsiona o movimento também de todo o antebraço


Eixo 3

Com relação ao eixo 3, o robô consegue um alcance vertical, assim, os seus braços sobem e descem. Existem ainda alguns modelos que permitem que o braço do robô alcance a parte de trás do corpo, expandindo ainda mais a área de trabalho.


Eixo 4

E o eixo 4? Este eixo, quando trabalha em conjunto com o eixo 5, auxilia na manipulação da peça e no movimento final da garra robótica.


Além disso, o eixo 4 é conhecido como rolo de pulso, porque gira a parte superior do braço em um movimento circular, movimentando as partes entre as orientações horizontais e verticais.


Eixo 5

O eixo 5 permite que o pulso do braço do robô sofra inclinação para cima ou para baixo. Além de movimentar a inclinação e rotação do braço do robô. Inclusive, a tarefa que esse eixo permite ao robô executar se assemelha muito a abrir e fechar uma tampa, por exemplo.


Eixo 6

Esse eixo é o pulso do braço do robô e realiza movimento de torção, permitindo giro livre em movimento circular.


Assim, é possível manipular peças e as garras finais, fazendo, inclusive, rotação de 360 graus em sentido horário ou anti-horário.


Robôs Cilíndricos


Esse tipo opera ferramentas em diferentes posições, com forma de trabalho baseada em estrutura cilíndrica. Além disso, realiza movimentos lineares verticais e horizontais, sendo indicado para aplicações como recolher, girar e colocar.


Aplicações de um Robô Industrial


Um exemplo bastante fácil de entender sobre como os robôs industriais podem ser aplicados é se você pensar na soldagem robotizada.


A soldagem robotizada – também conhecida como soldagem automatizada – é quando quem opera diretamente o processo de solda não é mais o soldador, mas sim um dispositivo robótico.


Isso não quer dizer que o soldador é descartado do processo, pois existem 2 tipos de soldagem robotizada: Soldagem Semiautomática e Soldagem Automática



Vale a pena apostar em um robô Industrial?


Agora que você sabe quais tipos de robôs industriais existem e entende que ele pode ser aplicado na indústria, tornando os processos automatizados e até mais eficientes e econômicos, resta pensar se vale a pena ter um robô industrial.


Veja que diante de todos os tipos que listamos, as aplicações de configurações de um robô industrial, assim como atividades que ele pode desempenhar, já mostram quão vantajoso é ter um deles para usar na indústria.


Assim, se a sua realidade é uma fábrica grande, em que as peças produzidas são iguais, com o processo padronizado, talvez seja a hora de considerar investir em robôs.


Mas se ainda estiver em dúvida, sugerimos a locação de um robô industrial, antes de decidir se investe ou não neste produto.


Aluguel de Robôs de Solda


Locação de Células de Soldagem Robotizadas é com a Aventa Tech. Otimize sua linha de produção com os mais eficientes e versáteis robôs de solda, de forma extremamente fácil, rápida e com preço acessível.


Entre em contato conosco e conheça como os robôs de solda Aventa Tech podem lhe ajudar!

42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page